ENALINFE 2025 - 4ª EDIÇÃO
- Abralinfe Linfedema
- 8 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de jul.
O IV Encontro Nacional de Pessoas com Linfedema - ENALINFE 2025 - foi mais um grande sucesso realizado pela Abralinfe para você!

Realizado no dia 05 de julho de 2025, a 4a edição do maior evento voltado para Pessoas com Linfedema do Brasil contou com a presença de vários nomes da linfologia nacional para palestras sobre temas de interesse da comunidade do linfedema. Muito conteúdo técnico e também educativo sobre linfedema e assuntos correlatos. Todas as palestras foram ministradas por fisioterapeutas e médicos envolvidos com o mundo do linfedema e da oncologia. Desta vez, a Abralinfe escolheu o mês de julho, contrariando a tradição de realizar o evento no mês do linfedema (março), tendo em vista que o inverno é um período mais favorável para os deslocamentos dos participantes com linfedema até o Rio de Janeiro.
Com o tradicional apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região - Crefito 2, que colaborou com a organização, cedeu o auditório e transmitiu o evento ao vivo pelo canal do YouTube, este ano o ENALINFE inovou com a introdução de oficinas práticas de autoenfaixamento ministradas pela Câmara Técnica de Oncologia do Crefito 2, demonstração de pressoterapia mecânica por bomba pneumática, demonstração de materiais e dispositivos compressivos e malhas compressivas, todos oferecidos pelas patrocinadoras Sigvaris, Venosan, Juzo e aKTive, respectivamente. Outra novidade desta última edição foi a ampliação da acessibilidade do evento com a participação de intérpretes de Libras.
Além do apoio do Crefito 2 e das empresas patrocinadoras, o ENALINFE 2025 contou também com a presença e o apoio da ABFO - Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia.

Alguns dos assuntos abordados neste ano foram "Linfedema e obesidade - quais os impactos no sono", aula ministrada pela fisioterapeuta Cátia Coimbra, Mestre em Senescencia( UFP-Portugal ) Pós Graduada Albert Einstein / Capacitação Sono / Professora Estácio de Sá; "Cirurgias e linfedema: quais as indicações?"palestra transmitida pelo Dr. Rodrigo Biagioni. Dr. Rodrigo Biagioni é um médico especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, com atuação na cidade de São Paulo/SP. Ele possui um extenso currículo acadêmico, com um Mestrado pela UNIFESP e um Doutorado pela Faculdade Israelita Albert Einstein. Além disso, é reconhecido como membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

Outros temas abordados foram "Acho que tenho linfedema, o que fazer?", aula realizada pela Dra. Anke Bergmann, Conselheira Técnica da Abralinfe, Fisioterapeuta Oncológica e uma das fundadoras da ABFO, Pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer - INCA, Doutora em Ciências da Saúde e Coordenadora da Pós-graduação Fisioterapia em Oncologia InterFISIO.
Aproveitando o mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço, a Abralinfe sugeriu o tema "Julho verde: câncer de cabeça e pescoço pode causar linfedema?", assunto de grande importância brilhantemente ministrado pela Dra. Márcia Targino, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Câncer - INCA/RJ, Reabilitação em Cabeça e Pescoço e Doutoranda - PPG Clínica Médica / UFRJ.

O ENALINFE 2025 também proporcionou o mais importante: o protagonismo da Pessoa com Linfedema. Isso se traduziu em duas palestras muito ricas e emocionantes. A primeira delas com o relato pessoal do associado Celso Dionísio, criador de conteúdo digital, entrevistador em seu canal do YouTube "Papo de Fiso" e a segunda apresentação da associada e conselheira técnica da Abralinfe, a fisioterapeuta oncológica Camila Porto. Camila contou a sua história de combate ao câncer de mama e luta contra o linfedema pós mastectomia. Sua história de superação virou uma obra literária denominada "Além da Cura Física", livro que ela carinhosamente autografou para os participantes que o adquiriram durante o evento.

O IV ENALINFE foi mais um grande sucesso, fruto da união entre a comunidade do linfedema do Brasil e os profissionais da área da saúde que adotaram a causa de seus pacientes com tanto carinho de dedicação.
Se você não conseguiu participar do IV ENALINFE ao vivo, pode assistir a todas as palestras quando quiser no canal da Abralinfe no YouTube. É só clicar no link abaixo e aproveitar!!