top of page
Banner_QuemSomos_Abralinfe.png

A Associação

Diretoria Executiva:

Fernanda Gueiros_edited.jpg
Fernanda Gueiros 
Presidenta
Advogada, Fernanda Gueiros foi a primeira brasileira a falar sobre linfedema do ponto de vista do paciente em seu extinto blog vivacomlinfedema.com. Fernanda sempre se dedicou, de forma voluntária, a conscientizar sobre o linfedema em uma época em que as informações em português disponíveis na web, e também nos consultórios médicos eram muito escassas. Ao se deparar com a dificuldade de se chegar a um diagnóstico e depois a ter acesso ao tratamento correto, Fernanda decidiu que era hora de arregaçar as mangas e ajudar as pessoas que assim como ela passavam por muitas dificuldades relacionadas à doença. Foi então em uma entrevista concedida à Revista Viver, em 2011, que a advogada manifestou publicamente sua vontade em reunir esforços para fundar uma associação de apoio às pessoas com linfedema. Em 2022, com o apoio de  todos os fundadores e do Crefito2, finalmente este sonho saiu do papel no primeiro Encontro Nacional de Pessoas com Linfedema do Brasil, o ENALINFE. 
fernanda nunes.webp
Fernanda Nunes 
Vice Presidenta
Fernanda Nunes é gestora pública mineira, graduanda em Direito, e mãe do Benjamin e da Alícia. Sua trajetória na causa do linfedema começou em 2017, após o nascimento da filha caçula. Diante da ausência de diagnóstico precoce e tratamento adequado no Brasil, iniciou, em 2019, uma busca autônoma por informações, encontrando apoio em redes sociais, famílias e especialistas, além de artigos científicos que a ajudaram a compreender a condição. A filha recebeu em 2020 o diagnóstico tardio de linfedema primário, e a partir daí descobriu a mesma condição não só nela mesma, como no avô paterno e sobrinha — revelando um padrão familiar antes desconhecido.
A partir dessas experiências, passou a atuar na articulação de políticas públicas e no apoio mútuo entre pacientes. Foi uma das fundadoras da ABRALINFE e, mesmo antes da formalização da associação, contribuiu para a proposição e andamento de Projetos de Lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o objetivo de garantir visibilidade e direitos às pessoas com linfedema. Desde então, tem atuado ativamente em advocacy, promovendo a conscientização, participando de eventos técnicos e colaborando na formulação de propostas legislativas, com foco na inclusão e no acesso ao cuidado adequado para pessoas com linfedema.
Adriana Oliveira.png
Diretora Financeira
Adriana Oliveira
Nascida no Rio de Janeiro, filha de pais imigrantes portugueses, formou-se em Direito pela Universidade Santa Úrsula, atuou 13 anos na área de Recursos Humanos, e atualmente trabalha numa Serventia Extrajudicial. Adriana tem linfedema secundário no braço esquerdo, decorrente de câncer de mama desde 2010.
Abigail Falcone.jpeg
Diretora Administrativa
Abigail Falcone

Formada em Design de Moda focado para moda circular, nascida e criada em São Paulo capital. 

Diagnosticada com linfedema primário em dezembro de 2022, conseguiu encontrar o tratamento correto graças à página da Abralinfe no Instagram. 

Desde então, além da moda circular o seu foco também se voltou para a moda inclusiva e a ressignificação dela na vida da pessoa com deficiência.

Conselho Fiscal:

heloiza cf.jpg
Heloiza Basso F. Borgato - Conselheira Fiscal
Profissional de RH, residente em Campinas. Foi diagnosticada com linfedema primário em 2014, um desafio que mudou a rotina, mas não a vontade de viver bem. Heloiza se encontrou no esporte e, especialmente, na corrida, que se tornou parte essencial da vida e da sua história de superação. Ela acredita que respeitar os limites do corpo não a impede de buscar novos caminhos e continuar em movimento todos os dias.
raquel krauss (2).jpg
Raquel Krauss Teixeira - Conselheira Fiscal

Raquel é arte-educadora, parecerista cultural e especialista em Gestão Cultural. Natural de Volta Redonda (RJ), atua há mais de 25 anos nos campos das artes, da educação e das políticas públicas de fomento à cultura. Trabalha com análise de projetos culturais em âmbito nacional, com foco em inclusão, diversidade e no acesso à cultura como direito. Já lecionou Arte, História da Arte e Patrimônio Cultural, além de desenvolver projetos voltados à memória, acessibilidade e ações comunitárias.
Convive com linfedema primário bilateral de membros superiores há mais de 20 anos e, junto a outras mulheres, tem construído espaços de acolhimento, escuta e enfrentamento coletivo. Enxerga a Abralinfe como uma rede potente para garantir visibilidade, informação e políticas públicas para pessoas com linfedema. Contribui com a associação a partir de sua experiência com linguagem, análise crítica, elaboração de projetos e articulação institucional.

bottom of page