top of page
Banner_Blog_Abralinfe.png

Blog

Março - mês do Linfedema


Março é o mês da conscientização do linfedema, uma doença crônica muito negligenciada em nosso país e que afeta pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. Por mais que ainda não se tenha cura, existe sim tratamento que, somado ao autocuidado, melhora a qualidade de vida, retarda a progressão do linfedema e impede suas formas mais graves e incapacitantes. No Instagram, vamos trazer informações sobre o linfedema em pequenos textos educativos. Hoje vamos falar da importância da contenção de baixa elasticidade na vida da pessoa com linfedema.


Atualmente, no exterior, há consenso de que o linfedema deve ser tratado com o uso das meias de malha plana. São menos elásticas, mais grossas, oferecem mais resistência e são mais eficazes e confortáveis no controle da circunferência do membro afetado.


Infelizmente, no Brasil, ainda não temos opções adequadas para o tratamento eficaz, a não ser algumas poucos modelos em tamanhos padronizados pelo fabricante que não atendem às demandas mais variadas de medidas, afinal, cada linfedema é um e suas dimensões podem variar de pessoa para pessoa. Um grupo especialmente negligenciado é o das crianças.


Não existem malhas planas adequadas para o tratamento delas no Brasil, sendo assim, as famílias dessas crianças acabam dependendo de doações e treinamento de entidade internacional para que parte do tratamento seja feito pelos cuidadores, com o acompanhamento da fundação beneficente. Nesta foto, temos um exemplo de malha plana sob medida doada pela @brylansfeatfoundation

Um dos objetivos da Abralinfe é buscar diálogo com os grandes fornecedores de malhas planas para que finalmente tenhamos opções de qualidade no mercado nacional sob medida para cada pessoa com linfedema.

Comments


bottom of page